Resenha de filme : ELA

 

ela cartazFilme vendido apenas como um filme de romance, que no fundo possui uma ideia que tornou-se muito conceitual durante seu desenvolvimento e no final acabou transformando esse filme em um trabalho que tem uma dificuldade grande em agradar um publico especifico.

 

 

Neste filme vemos Theodore que é um escritor que trabalha em uma empresa de cartas, chamada “cartas escritas a mão”. Sua função é identificar os emitentes e destinatários das cartas e escrever seu conteúdo como se fosse o autor original das mesmas.

 

Theodore vive sozinho, pois está em processo de separação de sua esposa que já não vive mais junto com ele. Ele vive com as lembranças de sua relação e tem uma dificuldade grande de se relacionar com outras pessoas ficando limitado ao pequeno circulo de conhecidos.

 

Nesta ambientação os computadores não possuem mais teclados, eles são acessados por comando vocal e respondem com voz, sendo acessados através de um pequeno dispositivo que é acionado automaticamente quando conectado ao ouvido. A interface de imagem é um pequeno dispositivo retangular que possui câmera e uma tela. O computador pode ser acessado em qualquer lugar da cidade, sendo que tanto na casa dele quanto no trabalho, a única indicação da sua existência são os monitores que eles utilizam.

 

Em um determinado dia, Theodore vê um anuncio de um novo sistema operacional chamado OS1 que é o primeiro sistema operacional com inteligencia artificial lançado. Ele adquire esse sistema e substitui o que ele utilizava que era muito mais limitado. Quando terminada a instalação do novo sistema, este lhe faz umas perguntas básicas e depois pede a escolha do gênero da voz, que Theodore escolhe sendo voz feminina.

ela 01Theodore em frente ao monitor do computador.

 

O sistema começa a dialogar com ele e escolhe como seu nome próprio o nome “Samantha”. O sistema demonstra possuir uma personalidade própria bem humorada, iniciativa própria e uma grande capacidade de organização. O mesmo analisa a personalidade de Theodore rapidamente através de seu trabalho e seus dados no computador, mudando sua vida.

 

Conforme ambos vão interagindo, Theodore acaba se apaixonando por Samantha, o que lhe trás a dificuldade de aceitação disso pelos outros e por ele mesmo, enquanto Samantha passa a refletir sobre sua existência e seus sentimentos.

 

 

A primeira impressão que temos acontece logo por causa do cartaz do filme, no próprio cartaz aparece escrito “uma história de amor de Spike Jonze” ( Spike é o diretor e também o roteirista do filme, logo a sua autoria está mais que correta ), logo já sabemos de cara que é assim que este filme é vendido. Não está errado, afinal é um filme de romance.

ela 03O chamado da patroa.

 

O problema é que o publico dos filmes de romance, que é principalmente o publico feminino talvez tenha uma certa dificuldade de absorver um romance entre uma pessoa e apenas uma voz que aparece no filme ( neste caso a voz de Samantha ). Tirando esse publico na qual o filme é voltado fica difícil de agradar algum outro tipo de publico. Pode até despertar um pouco de curiosidade daquele mais voltado para o scifi, porem praticamente somente o conceito acaba sendo scifi, o resto não há mais nada que atraia este publico. O ritmo do filme é bem lento, há momentos em que somente há a trilha sonora e uma quantidade variada de imagens mostrando a passagem de tempo. Não há nada de ação em momento nenhum e a maior parte do tempo vemos apenas Theodore. E para piorar para o publico alvo do filme, o conceito fica mais complexo conforme Samantha avança na história.

A ambientação não demonstra claramente quando se passa o filme, pois a cidade e os locais são muito parecidos com os que temos atualmente e as poucas coisas que são o diferencial são sutis, como por exemplo a existencia dessa forma de interação com os computadores e a existencia do sistema operacional com inteligencia artificial.

 

Bastante interessante a ideia porém não será compreensível para todos.

 

Um filme que é muito bom no conceito que serviu de base para a trama porém é um filme de dificil agrado.

 

Pode ser que se torne um cult depois de um certo tempo assim como outros tornaram-se, mas neste momento a sua baixa bilheteria talvez seja um indicio que não teremos filmes tão diferenciados assim por um bom tempo.

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Gostei desse filme!! Só achei a situação do Theodore meio deprimente, mas estava de acordo com o conceito do filme. Aliás, ele não era o único apaixonado por um SO. Talvez a humanidade descambe pra essas coisas, começando pelo.....Japão?!

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login