Eu vi: Final de "Point of No Return" - 3a Temporada de Babylon 5

Como todos sabem, Babylon 5 foi um dos melhores seriados de Sci-fi. Este crédito não se dá pelos efeitos (cujo piloto foi feito com auxílio até de uma "AMIGA" da Mac, nem pelas estrelas, mas pelo fato do criador Joseph Michael Straczynski ter escrito toda história antes das gravações do filme piloto ter iniciado. Em B5, cada temporada se refere a um livro, com começo, meio, fim e, é claro, um título. (Sem spoiler)

Neste fim de semana eu assisti o final da 3a temporada, entitulada Point Of No Return, expressão dada pela decisão tomada pelos integrantes da estação no início da temporada. Os três episódios finais contam uma só história que dura 14 dias. Nela eu vi várias cenas que serviram de inspiração (eu imagino) em vários filmes e seriados mais recentes, como o famoso diálogo de Neo em Matrix... (sem mais palavras para não virar spoiler) entre outros. Uma coisa é certa: JMS conseguiu colocar muito sentimento com poucas palavras. Muitas cenas foram colocadas sem palavras, e eu garanto que expressaram melhor que qualquer poema ou canção. O interessante é que, B5 foi tão bem feito, que no início do episódio seguinte o cara usa as mesmas cenas com frases retiradas de todo o seriado, mostrando que coisas ditas na primeira temporada já anunciavam o final da terceira! Fantástico!

Está aí um seriado para ser visto e recomendado. Quando eu parei de contar o número de vezes que já vi o seriado inteiro, era a terceira... e ainda assim, eu vibro a cada cena. Quando você o vê pela primeira vez, você fica encantado. A partir da segunda vez, você fica maravilhado! Como seria bom termos novos seriados assim...

B5 - Zhadum

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - WadsonDias

    Esta foto é de Z`ha`dum. Quem será o humano? Será que o Sheridan foi lá? Afinal, ele vive ouvindo: "Nunca vá a Z`ha`dum"! Se não foi, quem foi no seu lugar? Tinha mais alguém nessa cena, só que ficou atrás do trem de pouso no momento da foto?!?!?! Esta última pergunta eu respondo: tinha mais gente sim, e ficou escondida por querer (demorei para conseguir tirar esta foto, no instante em que a(s) pessoa(s) ficou(aram) oculta(s))!!!
    Quer a resposta? Só vendo, senão vira spoiler.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Chanceller Martok

    Bom, pelo que conheço do Sheridan, e essa impulsão que ele tem pra fazer as coisas, aposto que ignorou todas as recomendações e foi pra lá sim. O último episódio que vi foi Gray 17 is Missing, o penúltimo da temporada, mas já dá pra imaginar que algo "péssimo" aconteceu por que novamente o Sheridan agiu sem pensar. Você só me deixou mais curioso ainda pra ver o tal episódio. Babylon 5 por tudo isso que você falou, é o único seriado que fica melhor na segunda ou terceira vez que ele é visto. Assim como na vida real, os sinais do que vai acontecer estão lá, mas em B5 podemos voltar, assistir de novo e perceber os sinais que ignoramos, na vida real não podemos fazer isso.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans - Fininho

    Sinceramente sempre achei esse o melhor dos seriados de scifi já feito...
    JMS é genial. Alem disso, ele tambem escreveu RISING STARS para os quadrinhos que foi sensacional... com um detalhe de uma personagem lá chamada "massa critica" que é descaradamente a inspiração para a personagem da Alyson Larter em HEROES.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Chanceller Martok

    Devo reconhecer que nunca ouvi falar dessa série. Ela foi publicada por aqui?

    Quanto a B5, realmente, tiro o chapéu pro JMS, só não digo que Babylon 5 é a melhor de todas, por que acho o universo criado por Jornada nas Estrelas mais rico e mais vasto. Mas com certeza é uma das melhores.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans - Fininho

    Já foi publicada aqui, saiu com o nome de RISING STARS : ESTRELAS ASCENDENTES.

    Dá uma sacada na WIKI em:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rising_Stars:_Estrelas_Ascendentes

    Apesar que escreveram muito pouco sobre o assunto, mas se voce procurar deve conseguir algo mais na internerd... :)

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Chanceller Martok

    Ontem finalmente assisti "And the Rock Cried Out, No Hiding Place". Final surpreendente! Fiquei de queixo caído em como o Londo arrumou para que tudo saísse como ele planejou. Usou todos como quis. Esse tipo de roteiro com personagens inteligentes, dando soluções e armando coisas inteligentes é bem raro. Mais uma confirmação de que Babylon 5 é uma obra de arte extremamente bem feita.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Chanceller Martok

    Mais um episódio sensacional de Babylon 5, mais uma vez o JMS me surpreendeu, depois de toda a pressão e tensão aumentando desde o primeiro ano, finalmente algum alívio. Mas tenho que dizer o que preço foi bem alto.

    Eu tenho a mania de fazer essas perguntas antes de assistir. Como diria o Charles Bertho, um grande amigo meu, "confie no mestre". Eu devia confiar no Straczinsky, afinal ele respondeu a todas as perguntas que fiz a mim mesmo sobre o enredo do seriado até agora e acho que não seria diferente com essas.

    Gostaria de saber por que a Terra e a casta guerreira mimbari ainda estão fora do que está acontecendo? Os que viram não respondam, pois essa é a primeira vez que vejo Babylon 5 e não gosto de spoilers, por isso o aviso para os que não assistiram não lerem esse comentário. Espero descobrir isso em breve como todas as outras dúvidas que tinha.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Wadson Kosh Dias

    Meu amigo Martok,

    Você viu a linha de raciocínio de um grande lider da casta guerreira em 3x19 "Grey 17 Is Missing"...
    Você tem que ver 3x22 para entender porque a Terra está fora da guerra!!! O nome do episódio?!?!?! "Z'ha'dum"

    E não se esqueça:
    "Never go to Z'ha'dum!"
    "If you go to Z'ha'dum, you will die!"
    "If I help you now, I will not be able to help you in Z'ha'Dum!"
    e novamente: "Never go to Z'ha'dum!"

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Chanceller Martok (Alexandro Paulo)

    Finalmente vi Z'ha'dum essa terceira temporada foi realmente sensacional, explicou tudo o que aconteceu desde o primeiro episódio até agora. Não me lembro de nenhuma ponta solta, alias, até tem algumas.

    Apesar de ter achado legal, não tinha entendido por que a Ivanova fazia a narração da abertura da série no terceiro ano. Agora eu entendi.

    Muito interessante a filosofia dos shadows, mais interessante ainda foi a posição dos humanos na coisa toda. Mais uma vez o JMS lavou a nossa cara e expôs a nossa verdadeira natureza, só que dessa vez sem ser sutil como foi em "Acts of Sacrifice".

    Como disse antes o Sheridan novamente foi impulsivo e foi a Z'ha'dum ignorando todos que disseram para que ele não fosse lá. Nada me tira da cabeça, que tudo que ele fez só piorou as coisas, exatamente como foi no caso de "Messages From Earth".

    Eu estou vendo o seriado pela primeira vez e ainda tenho algumas dúvidas. Isso não teve explicação, mas como tudo até agora acho que terá. Ainda não entendi o papel de toda aquela parafernália e as pessoas que vivem no planeta. Ofereceram ajuda caso a Babylon 5 precisasse, no entanto os shadows cercaram a estação facilmente. Pelo que foi mostrado dos shadows até agora a B5 não teria a mínima chance de se defender de um ataque deles. Segundo disseram as comunicações foram bloqueadas, por isso não foram capazes de pedir ajuda ao planeta. Isso é irrelevante, pois quando saíram da camuflagem poderiam ser detectados fácilmente. Eu achava que os shadows não tentaram um ataque direto, pois sabiam da existência dos seres e maquinário que o planeta possui e que faria frente a eles. Mas vendo a forma como os shadows cercaram a estação isso cai por terra. Então fica a pergunta: Por que os Shadows não destruíram a B5 quando eles começaram a liderar a guerra? Por que Draal e os seres do planeta não fizeram absolutamente nada quando a estação foi cercada? Isso sem falar, que mandaram os pilotos dos caças pra morte mais do que certa.

    Imagino que isso seja respondido na quarta temporada. Não resisti em comentar, sou fanático por pontas soltas.

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login